Animações

por Leandro Cacossi

“Nada se cria, tudo se copia”: a famosa frase, usada pelo apresentador Chacrinha para falar sobre televisão, pode também ser aplicada a muitos outros meios. Seja na música, no cinema, no rádio ou na publicidade (apenas para citar os exemplos mais óbvios), velhas idéias e velhos produtos são sempre reutilizados por realizadores.

Num momento em que a tecnologia permite que tenhamos acesso a coisas praticamente esquecidas em nossas memórias, referências ao passado são revisitadas cada vez com mais intensidade. A tecnologia também proporciona a praticamente qualquer indivíduo que se torne um realizador audiovisual. E, assim, cada um vai buscar suas próprias referências e remixar (ou recriar) em cima delas.

Programas e filmes humorísticos e desenhos animados são bons exemplos de como é possível colocar em prática novas criações utilizando-se de antigas figuras e produtos.  Apesar de terem ganhado um maior volume nos últimos tempos, os remixes são bastante comuns em obras audiovisuais deste tipo há tempos.

Um exemplo é o desenho animado abaixo: Pink-A-Rella. Produzido em 1968, coloca a Pantera Cor-de-Rosa numa história com ares de Cinderela, cujo príncipe é Pelvis Parsley.

Os Simpsons já tiveram um Especial de Dia das Bruxas remetendo à clássica história da Grande Abóbora de Charlie Brown.

Family Guy levou o personagem Chris Griffin ao videoclipe oitentista da música Take On Me, da banda A-Ha.

Por fim, a série Frango Robô, que utiliza bonecos para recontar histórias de personagens clássicos da animação e do cinema.

  1. Leandro,

    Gostei muito do seu post. Qualquer dúvida ao escrever o trabalho final, pode me mandar uma DM (twitter) ou mensagem para gmail que te respondo.

    abs

    Pollyana

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário