Animações

por Leandro Cacossi

“Nada se cria, tudo se copia”: a famosa frase, usada pelo apresentador Chacrinha para falar sobre televisão, pode também ser aplicada a muitos outros meios. Seja na música, no cinema, no rádio ou na publicidade (apenas para citar os exemplos mais óbvios), velhas idéias e velhos produtos são sempre reutilizados por realizadores.

Num momento em que a tecnologia permite que tenhamos acesso a coisas praticamente esquecidas em nossas memórias, referências ao passado são revisitadas cada vez com mais intensidade. A tecnologia também proporciona a praticamente qualquer indivíduo que se torne um realizador audiovisual. E, assim, cada um vai buscar suas próprias referências e remixar (ou recriar) em cima delas.

Programas e filmes humorísticos e desenhos animados são bons exemplos de como é possível colocar em prática novas criações utilizando-se de antigas figuras e produtos.  Apesar de terem ganhado um maior volume nos últimos tempos, os remixes são bastante comuns em obras audiovisuais deste tipo há tempos.

Um exemplo é o desenho animado abaixo: Pink-A-Rella. Produzido em 1968, coloca a Pantera Cor-de-Rosa numa história com ares de Cinderela, cujo príncipe é Pelvis Parsley.

Os Simpsons já tiveram um Especial de Dia das Bruxas remetendo à clássica história da Grande Abóbora de Charlie Brown.

Family Guy levou o personagem Chris Griffin ao videoclipe oitentista da música Take On Me, da banda A-Ha.

Por fim, a série Frango Robô, que utiliza bonecos para recontar histórias de personagens clássicos da animação e do cinema.

Anúncios
  1. Leandro,

    Gostei muito do seu post. Qualquer dúvida ao escrever o trabalho final, pode me mandar uma DM (twitter) ou mensagem para gmail que te respondo.

    abs

    Pollyana

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: