Remix ou Plágio?

“Nada se cria, tudo se copia” Esta frase nunca esteve tão na moda, em tempos de internet de banda larga. Mas, internet? O que a internet tem haver com essa frase? Calma leitor, eu explico: Em se tratando da (des)informação, a internet teve, tem, e sempre terá, um papel preponderante na história da humanidade. Seja para esclarecer, ou confundir de vez. E não podemos negar que ficou muito mais acessível uma “conexão” com o mundo aí fora. Informações sobre diferentes assuntos chegam a toda hora ao conhecimento do internauta de diversas formas.
Então, vamos pegar a frase do começo desse texto, pois afinal, é o mote aqui proposto: Estava eu conectado com o mundo quando descobri que o famoso filme de George Lucas, Stars Wars Episódio IV Uma Nova Esperança, reúne uma série de cenas semelhantes de outros filmes e séries, anteriores à famosa trilogia do diretor. Vale ressaltar que Star Wars é de 1977 e fez parte da primeira trilogia de George Lucas. Os fãs incondicionais do filme devem estar me odiando agora, mas é a pura verdade. Em Guerra nas Estrelas — traduzida para o português —, encontramos cenas semelhantes aos filmes: 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Metropolis (1927), The 7th Voyage of Sinbad (1968) Forbidden Planet (1956), Sillent Running (1972), Triunph of The Will (1935), aos filmes de Akira Kurosawa e também a série Flashgordon. Mas calma meus caros fãs de Star Wars. Existe uma atenuante: George Lucas sempre deixou muito claro que se inspirou em outros filmes e séries para criar suas obras.
Portanto, podemos concluir que um dos filmes mais famosos da história de Hollywood é um remix. Remix pra quem não sabe, nada mais é do que combinar ou editar materiais existentes para produzir algo novo. Diferente de plágio, muito embora o limite entre um e outro seja estreitíssimo.
Na música, os remixes e os plágios são muito mais comuns. A música Under Pressure da banda inglesa Queen, é um bom exemplo disso. Under Pressure que foi composta pelo gênio e vocalista da banda, Freddy Mercury, foi lançada em 26 de outubro de 1981. Ela conta também com a participação do não menos David Bowie. Nove anos mais tarde, ou seja, em 1990, um grupo de hip hop chamado Vanilla Ice’s lançou o single Ice Ice Baby. O curioso disso é que a base musical de Ice Ice Baby é muito semelhante de Under Pressure. Todavia, o grupo Vanilla Ice’s negou essa semelhança dizendo que Ice Ice Baby possui uma nota a mais.
Daí a pergunta: Remix ou Plágio? Tirem suas conclusões.
Por Frank Lima


Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: