Do papel para as telas

Por Ismara Cardoso

Acredito que todos já ouviram falar de “O Retrato de Dorian Gray“, obra do magnífico Oscar Wilde. No ano de 2009, o livro do século XIX ganhou mais uma adaptação para o cinema, pelas mãos e visão do diretor Oliver Parker. A versão chama atenção por uma narrativa contemporânea, mais ligada ao entretenimento, de tal forma que apenas a premissa de Wilde sobrevive, não sua linguagem e moral.

O filme gira em torno da história central: o quadro, feito por seu amigo Basil Haward, com a pintura de Dorian carrega todo o fardo da velhice e dos seus pecados no lugar do próprio jovem. Deixando assim, a indignação e ao mesmo tempo a admiração dos personagens para com o rapaz. O filme adota o gênero melodramático, no qual o jovem parece ser vítima da sociedade e de violência sofrida na infância. Ele segue uma “aventura”, mas não se sabe ao certo o motivo. O roteiro, assinado por Toby Finlay, acaba optando por um tema menos crítico, dando espaço à violência e sexualidade apelativa, vivida e explorada por um jovem facilmente manipulável.

Já o romance é voltado a um gênero mais trágico e dramático. O livro reúne personagens da aristocracia, e através da forte personalidade de cada um provoca reflexão sobre o sentido da existência e hipocrisia humana. Oscar Wilde sempre adota a ironia para criticar a sociedade, principalmente através do personagem Lord Henry, que é responsável por formar o caráter e convencer Dorian Gray a gozar a vida por meio do “dom” da beleza. Porém, o livro em nenhum momento mostra personagens apáticos e sem alguma participação relevante à obra, como no empobrecido roteiro do filme. Convido a todos para que leiam o livro, se envolvam com os personagens e depois assistam ao filme, só a nível de curiosidade e crítica, claro.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: